domingo, 22 de abril de 2012

Aprenda a cuidar das pintas e verrugas ou pelo menos esconde-las

Pintas no rosto, no pescoço e ao redor do corpo deixam boa parte das mulheres mais 
charmosas e podem se tornar marcas registradas. Quem não se lembra das famosas pintas de Marilyn Monroe e Angélica? 
Mas e quanto as verrugas?
Sabrina Sato, apesar de esconder com sua franja, trata a mancha na tesesta. Porém, é preciso ficar atento e cuidar, pois além de algumas pessoas a considerarem repugnates, elas podem razer um perigo a saúde.


A identificação da  verruga pode ser feita pela própria mulher. Basta observar: as benignas, geralmente, são planas ou tem uma só cor, limites e formas definidas, e um tamanho menor que cinco milímetros. Se for percebida alguma alteração, é importante passar por uma consulta médica. "Na consulta, será avaliada a necessidade de fazer uma biópsia para saber se a verruga representa algum problema à saúde", afirma Luciana Macedo de Oliveira, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. 

Em casa, na frente do espelho, faça uma espécie de autoexame. Primeiro veja se a verruga está muito assimétrica; em seguida toque para sentir se as bordas estão irregulares e denteadas; para finalizar observe se apresentam cores castanha, vermelha e preta na mesma mancha. "Mesmo tendo essas características, não significa que seja um melanoma, mas sim apenas um sinal de atenção para procurar um especialista", alerta o Dr. Alexandre. 

Cuidados 
Para evitar o aparecimento de problemas de saúde, especialistas aconselham monitorar a verruga pelo menos duas vezes ao ano para que seja acompanhada uma possível evolução. O descuido pode resultar no aparecimento do melanoma. 

Uma medida simples e eficiente é passar protetor solar com fator de proteção acima de 30 diretamente nas "pintinhas". Para isso, é preciso manter um ritual: 20 minutos antes de tomar sol passe o produto e reaplique a cada duas horas sobre a área. "Além dos fotoprotetores, o uso de chapéus, bonés e roupas com filtros solares são ótimos recursos", indica a Dra. Luciana. 

Cirurgia 
As cirurgias de remoção das verrugas devem ser realizadas, como explica o Dr. Alexandre Okubo, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "É indicado para indivíduos com histórico familiar de melanoma, com pintas em plantas de pés ou nas palmas das mãos." Além disso, o procedimento pode ser feito por motivos estéticos. 

Elas estão enraizadas no nosso imaginário como sinal de feiúra e repugnância – coisa de bruxa mesmo. Mas as verrugas não são nenhum bicho-de-sete-cabeças, na maioria das vezes, são só inconvenientes e intrometidas.
Uma saída seria usar franja que disfarçam muito bem

Se você não tem dinheiro para realizar uma cirurgia, poderá optar por franjas, menos se você ter os cabelos escuros pois corre o risco de ficar infantiloide. Mas é melhor você se olhar no espelho e bancar a Branca-de-Neve (Se você é mesmo branquinha como a neve) do que você se sentir uma bruxa.
Cuide da sua imagem e principalmente da sua saúde. Se você tem uma verruga na testa não fique disfarçando, marque consulta com um dermatologista e remova-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário