domingo, 22 de abril de 2012

Calendário Elaborado para ter um cabelo sexy sempre DE JANEIRO A DEZEMBRO (PARTE 5)


                                                      SETEMBRO






É primavera, minha cara! Reinvente-se, a começar pelo cabelo.
SEMANA 1
Decida quem quer ser:
Você pode ser a senhorita certinha de coque, a espevitada de rabo de cavalo... Para estilizar os fios, as pomadas e ceras são mais pesadas, enquanto mousses e sprays (exceto os de fixação forte) não comprometem tanto o movimento. "Indico as mousses, pois são mais fáceis de acertar", conta Renato Fuzz, que ensina quem quer desfilar com penteado de capa de NOVA por aí: coloque na palma da mão uma bola do produto (do tamanho de um limão) e vá "cortando" a mousse em fatias com o auxílio de um pente e passando no cabelo. "Concentre nas pontas e no comprimento. Só use na raiz se quiser volume", diz. Essa etapa é fundamental, porque cria textura. Depois, você pode simplesmente amassar os fios e deixá-los soltos, fazer um coque displicente, da altura que preferir, ou um rabo de cavalo no topo.
SEMANA 2
Volte às raízes:
O inverno está se despedindo, e o que isso causa no seu couro cabeludo? Os probleminhas mais comuns dessa época são a caspa e a seborreia, afinal o banho nos últimos meses foi mais quente, o que agride a pele delicada do couro cabeludo. As altas temperaturas também aumentam a oleosidade porque retiram o óleo natural - e o organismo se vê obrigado a produzir mais e mais para tentar se proteger. É o chamado efeito rebote. Passe a usar a água mais fria desde já. Se a sua preocupação é oleosidade excessiva, tente usar camomila, um ótimo, natural e suave adstringente. No caso de caspa e seborreia, opte por uma linha de produtos específicos. E há uma turma disputando seus fios.
SEMANA 3
Apare as pontas:
É o começo da primavera! Que delícia! As árvores estão sendo podadas para que as flores cresçam lindas, fortes e apareçam com toda a sua força e cor. Faça o mesmo com o seu cabelo, nem que seja para cortar aqueles dois dedinhos de sempre... Tesoura ou navalha? "Os cortes com navalha são perfeitos para cabelo mais fino e ralo; já os cortes com tesoura são ideiais para fios pesados, grossos e ondulados. O resultado, no geral, é o mesmo. Usamos esses dois acessórios para que eles ajudem a dar movimento às texturas diferentes de fios", diz Charles Veiyga. Trate de confiar na escolha do seu expert.
SEMANA 4
Pegue leve:
O que importa agora é aumentar a voltagem do brilho dos seus fios, ganhar muito mais movimento e recuperar toda a elasticidade, sem perder a ternura, lógico. Procure no salão de beleza por sistemas de hidratação leves, com menor concentração de ativos. Pode ser o caso de escolher um indicado para cabelo fino. "Assim, o procedimento não corre o risco de pesar demais nos fios e, em vez de deixá-la linda, derrubar seu look", sugere o hairstylist Marcio Mello. O colágeno é um ativo maravilhoso para tratar com leveza. "Os crespos e ondulados se beneficiarão bastante com ele, porque regenera o fio, poroso por causa de tantas curvas das ondas", diz Marcio.

                                                            OUTUBRO






Termômetros em ascensão, assim como a vontade de clarear os fios.
SEMANA 1
Combata a quebra:
Cabelo quebradiço, fraco e sensível pode ser resultado de três ações: química em excesso, oxidação pelos raios do sol ou escovação feita de forma errada. Calma, é possível reverter a situação. "A primeira atitude a tomar é, imediatamente, dar um tempo de tudo isso (tintura, alisamento, relaxamento, escova, babyliss, chapinha...) e, em seguida, escolher um tratamento de reposição de massa capilar para fazer em casa ou no salão", diz o hairstylist Cesar Augusto. Nas formulações, procure queratina, matéria-prima para fios fortes, saudáveis, brilhantes, cheios de vida e movimento.
SEMANA 2
Lustre os fios:
Espelho, espelho meu, quem tem mais brilho? Você! "Os micropolimentos capilares são uma novidade que alinha a fibra capilar, eliminando toda a porosidade", diz Sergio G. Normalmente, devido ao desgaste natural e à retenção de resíduos, formam-se irregularidades na superfície do cabelo. O sistema de polimento aumenta o brilho (porque as superfícies uniformes refletem melhor a luz), além de suavizar a textura. Para Sergio, o mais interessante desse tipo de tratamento é que, além de agir em toda a extensão do fio, da raiz às pontas, a carga condicionante não pesa. "E não altera a coloração. Ele pode ser intercalado com outros tratamentos e também ser repetido mensalmente, de acordo com a necessidade do cabelo."
SEMANA 3
Ilumine!:
Está na hora de escolher uma das cores que os experts indicaram e tingir antes que o sol suba a pino! Assim, você evita os salões lotados e chega ao mês das festas com a cor que gostará de ter no verão. Escolheu ficar mais loira? A opção tem um preço, avisa André Czerwinski. "A descoloração remove os pigmentos de cor do fio, por meio de uma reação química que amolece a queratina do cabelo, penetra na fibra e age diretamente na melanina. Quando a mulher faz um processo assim, o principal cuidado deve ser devolver os nutrientes perdidos com o procedimento", avisa o expert. Chegou a hora de se abastecer de bons xampus, condicionadores e máscaras, indicadas para cabelo que passou por processos químicos.
SEMANA 4
Faça em casa:
Que tal aproveitar o que a natureza pode oferecer para deixar o seu cabelo lindo? "Entre as máscaras naturais, as de frutas são com certeza as melhores para hidratar e restaurar os fios, por oferecerem variedade de vitaminas e minerais", diz Luciana Alves. Algumas receitinhas fáceis e poderosas:
» Abacate para hidratação turbinada: amasse meio abacate, misture 1 colher (café) de azeite de oliva e reserve. Após a lavagem habitual, aplique a mistura em todo o cabelo, mecha por mecha. Depois, envolva os fios com filme plástico e deixe agir por 20 minutos. Enxágue.
» Casca de banana para hidratação leve: bata no liquidificador 3 cascas de banana, 1 colher (café) de azeite de oliva e 2 gemas. Aplique a mistura no cabelo lavado e envolva os fios em filme plástico por 20 minutos. Enxágue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário