domingo, 22 de abril de 2012

Calendário Elaborado para ter um cabelo sexy sempre DE JANEIRO A DEZEMBRO (PARTE 1)

Se você quer ter cabelo de capa de revista o ano inteiro, precisa saber a hora exata de tingir, cortar e tratar seus fios. A seguir, a agenda, mês a mês, das mechas saudáveis, brilhantes, lindas, perfeitas!


                       
Eis aqui um calendário para todas as mulheres que tem um carinho especial com seus cabelos.
Nesta matéria dividida em seis partes você poderá seguir as dicas dos experts em cabelos.
É UM CALENDÁRIO SEMANA A SEMANA, MÊS A MÊS DURANTE UM ANO.
É dada a largada para a operação resgate dos fios saudáveis e com brilho.


                                                 JANEIRO

A temporada de sol e mar está em alta. Não deixe o vento e a maresia embaraçarem suas mechas.
SEMANA 1
Arrume o nécessaire de praia:
Protetor solar para cabelo é o anjo da guarda dos seus fios neste mês. "É produto indispensável no verão", diz Marcos Proença, hairstylist de São Paulo. "Geralmente em spray, pode vir também em óleo, nutrindo além de proteger." Os com silicone formam um filme protetor, ideal para coloridos. Além disso, leve no nécessaire de viagem xampu e condicionador de verão, que contêm FPS e detergentes suaves que retiram o acúmulo de sal e cloro sem agredir a fibra sensibilizada pelo sol. O chapéu também é um aliado e tanto na primeira semana de janeiro para manter a força e a beleza do cabelo.


SEMANA 2
Hidrate muito:
Voltou da praia linda, feliz, cheia de histórias para contar, com a pele bronzeada (exceto a sexy marquinha de biquíni) e com o cabelo em frangalhos? Faça uma power hidratação no salão. "Quem tem química - luzes, highlights, mechas ou alisamentos - precisa de um tratamento com queratina para repor esse composto perdido durante o processo de clareamento e a exposição ao sol", orienta Celso Kamura, do C.Kamura, em São Paulo. Para quem tem fios saudáveis, o hairstylist recomenda o uso de ingredientes emolientes que garantam a hidratação extra: algas marinhas, óleos de girassol, oliva, abacate... O resultado vai ser brilho de estrela de cinema e maciez de comercial de xampu.
SEMANA 3
Troque de propósito:
Quer prolongar o efeito de uma hidratação poderosa feita no salão de beleza (e também cada suado centavo investido)? Substitua o condicionador de sempre por uma boa máscara de tratamento. Você sentirá os benefícios logo nas primeiras lavagens, acredite. "Os produtos hoje agem rapidinho, no próprio chuveiro, e se beneficiam do vapor do banheiro", afirma Marco Antônio de Biaggi. Espalhe o produto por todo o comprimento (evitando a raiz), em direção às pontas, deixe agir por três minutos e enxague completamente, sem deixar vestígios. "O que sobra pode comprometer o balanço dos fios", avisa o expert. Aí é sair matando a concorrência de inveja e os gatos do coração.
SEMANA 4
Coma bem:
Não precisa colocar em risco suas curvas perfeitas conquistadas com tanto esforço. Mas, na hora de fazer o prato, pense no seu cabelo. A professora de nutrição Silvia Justini Papini, da Unesp, explica que fios danificados podem ser resultado de cardápio desequilibrado. "Para o cabelo crescer, ele consome vitaminas do complexo B - presentes no ovo, na carne vermelha, nos laticínios, nos grãos integrais. Já para controlar a oleosidade, escolha leite integral, vegetais verde-escuros e amarelo-alaranjados, batata-doce, espinafre, damasco, manga." No verão, capriche no consumo de vitamina E, que combate o envelhecimento dos fios e previne danos causados pelos raios UV. Você encontra o nutriente no azeite, no abacate, na manteiga e no gérmen de trigo.
                                             FEVEREIRO

SEMANA 1
Trate com carinho:
Comece o mês com uma hidratação que vai deixar na cabeça só as lembranças boas do verão (não fios ásperos, sem vitalidade e maciez). "Por mais que você se esforce, não adianta: a exposição ao sol acaba roubando parte do brilho, da textura e da força do cabelo", diz Cesar Augusto, hairstylist do salão Mirage Três Figueiras, em Porto Alegre. "A bola da vez para as hidratações são os óleos naturais, como de argan, uva ou pracaxi." O resultado pode durar até 30 dias (oba!) se você prometer fazer a manutenção em casa direitinho.
SEMANA 2
Renove a cor:
Já faz dois meses que você coloriu os fios, que, em média, crescem 2 centímetros por mês. A menos que seja adepta da tendência ombré hair (moda da estação passada que era ótima para justificar raízes de até 6 centímetros!), já é hora de retocar a cor, realçar a tonalidade, acender o brilho ou corrigir algum possível desbotamento. "Tingir novamente, no meio do verão, nem sempre é o mais indicado", avisa Wanda Alves, hairstylist de São Paulo. "Tonalizar é uma boa opção. O produto, sem amônia, agride menos que a tintura permanente." Os ativos mais importantes, nesse caso, são silicones, aminoácidos, queratina e colágeno. Embora o objetivo principal não seja tratar, eles protegem o cabelo enquanto o pigmento penetra. Se vai pintar em casa, escolha uma cor o mais próximo possível da sua e respeite estritamente as indicações do fabricante.
SEMANA 3
Proteja um pouco mais:
O melhor amigo do seu cabelo é o leave-in, sabia? Sem enxágue, deve ser usado no cabelo úmido logo após as lavagens. "Seu efeito é duradouro e, por esse motivo, protege e nutre continuamente", diz Luciana Alves. Existe um tipo específico para fios lisos, outros que protegem contra danos externos como secador e luz solar, para manter a forma dos crespos e ondulados... O importante é que a fórmula seja leve e não pese. "Use a quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos. Espalhe pelo comprimento do cabelo úmido, massageando." O leave-in deve ser usado por todos os tipos de cabelo. "Mas os que merecem cuidado extra são os quimicamente tratados, pois ficam mais rebeldes."
SEMANA 4
Corte com coragem:
Faz o sinal da cruz só de pensar em tirar as pontas dos fios? Tinha planos de começar 2013 com madeixas mais longas que seu extrato do cartão de crédito? Ainda assim, se quer continuar a ser a estrela da estação, vai precisar encarar a tesoura. "Não precisa mudar o comprimento, basta repicar, que toda a parte danificada vai embora", diz Marco Antônio de Biaggi. "Aos poucos, a mulher brasileira está aderindo aos curtos, geométricos e com base mais reta, para dar volume. Os cortes desfiados serão as estrelas do alto verão", diz Celso Kamura. E ele ainda indica o prazo máximo para corte: a cada dois ou três meses. Se você tinge ou alisa demais e as madeixas estão muito danificadas, precisa aparar o suficiente para retomar o volume ideal. As pontas jamais podem ficar ralas. Entendeu?



Nenhum comentário:

Postar um comentário